Regime tributário: qual a melhor opção para seu pet shop?
28 de maio de 2019Transforme seu pet shop em um negócio inteligente
28 de maio de 2019Algumas vacinas para animais são essenciais e precisam estar sempre em estoque no seu pet shop. Isso porque elas têm uma alta demanda, então garantir que estejam nas prateleiras é uma prioridade do gestor.
Mas para que você saiba exatamente de quais vacinas estamos falando, selecionamos uma lista com as principais – e também explicamos exatamente para que cada uma delas serve.
Continue com a leitura!
V3: tríplice felina
A V3 é uma vacina polivalente aplicada em gatos. É utilizada para prevenir três tipos de doenças, como:
Panleucopenia: problema de saúde que afeta o trato digestório, respiratório e a medula óssea do gato. É extremamente contagiosa e é propagada de felino a felino.
Calicivirose: é uma infecção que atinge diretamente o sistema respiratório e uma das mais graves. É também altamente contagiosa e uma doença muito comum entre gatos.
Rinotraqueíte: similar a gripe humana e, assim como as demais, mexe com o trato respiratório do animal.
V4: quádrupla felina
A quádrupla felina também é uma vacina polivalente e inclui todas as doenças citadas acima, mais a imunização contra a clamidiose. Esta é uma doença que atinge o sistema respiratório e ocular, o que provoca sintomas como conjuntivite e rinite nos felinos.
V5: quíntupla felina
Na categoria de felinos, por fim, temos a V5: ela inclui as mesmas doenças imunizadas pela V3 e V4, mais a leucemia. Nesse caso, a quíntupla felina só é indicada para felinos que tem pré-disposição a leucemia e passa por uma recomendação médica.
V8 canina
A V8 é uma das vacinas mais comuns e aplicadas em cães. Ela também é polivalente, como as anteriores, ou seja, trata diversas doenças, tais como adenovirose, cinomose, hepatite infecciosa canina, entre outras. Essa vacina faz a prevenção, inclusive, da leptospirose, doença que pode passar do cão para o tutor.
V10
Assim como a V8, a V10 também é uma polivalente que trata múltiplas doenças e outras variações de leptospirose. Ela deve ser tomada após 45 dias de vida do pet, em 3 doses – aplicadas mensalmente.
Antirrábica
Talvez uma das vacinas mais conhecidas (até porque precisa ser tomada em dose única anualmente), a antirrábica faz a prevenção contra a raiva. A doença é transmitida pela saliva do animal, em contato por lambidas ou mordidas. Assim como a leptospirose, ela também pode ser transmitida ao humano.
A antirrábica e as demais vacinas são vitais para o pet. Protegem contra sérios problemas e devem ser aplicadas de acordo com um calendário de vacinação.
É tarefa do pet shop, inclusive, manter um histórico clínico: assim tanto os gestores do negócio, como o tutor do animal, saberão quais as vacinas já foram tomadas pelo pet e quais ainda são necessárias.